sábado, 18 de agosto de 2012

Da história que não devemos esquecer

Sou licenciada em Alemão e durante a faculdade tive de estudar os vários períodos históricos da sociedade alemã e posso dizer que o que sempre me interessou mais foi sem dúvida o período da II Guerra Mundial. Li bastante sobre os motivos da guerra e sobre o Holocausto e continuo chocada como é que foi possível existir uma atrocidade destas de pessoas contra pessoas!
Hoje li a notícia de que publico excertos e tenho cada vez mais vontade de comprar o livro da Esther Mucznik - 'Portugueses no Holocausto' para tentar perceber o envolvimento da sociedade portuguesa e a posição de Portugal na II Guerra Mundial.
(...)Algo que choca em qualquer investigação sobre o Holocausto é a percepção que se ganha da progressiva e paciente máquina de exterminação montada pelo regime nazi: tudo começa com uma feroz propaganda anti-semita, evoluindo para a exclusão social, política e económica dentro das cidades (com a posterior construção de guetos), e, depois, para a deportação final com destino a um assassínio em massa nas câmaras de gás.
...
Mas se o tempo tarda em sarar as feridas, cuidar da memória de forma construtiva é uma necessidade imperiosa para defender uma identidade europeia em paz, sobretudo perante a ascensão persistente de ideias radicais em governos democráticos e partidos europeus.(...)

Entretanto hoje é que percebi que houve uma edição do Alta Definição que foi sobre Auschwitz e não podia deixar de publicar aqui. A reportagem está muito bem feita e vale a pena ver!

Sem comentários:

Enviar um comentário

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...