sexta-feira, 18 de maio de 2012

Do prazer de ler

Jose_luisjlpeixoto
Ando fascinada com a escrita deste senhor. É de uma densidade impressionante!
Acho que o conheci a sério nas páginas da Volta ao Mundo, e é óbvio que comprei a
revista de março. Desde aí tenho tentado ler os livros que tenho cá em casa: ‘O Cemitério de Pianos’ já está começado e o ‘Hoje não’ está em lista de espera. Nos entretantos vou ouvindo a sua voz, que estranhei da primeira vez que ouvi no ‘Barulho das luzes’ da Comercial. Achei tão diferente daquilo que esperava que até lhe escrevi uma mensagem no facebook:
No sábado só pensava: 'não, esta voz não é do José Luís Peixoto!' Bem, mas depois disto, lá me convenci que era mesma a tua voz e depois dediquei-me a ouvir as tuas peripécias sobre as viagens da Volta ao Mundo, que já tive o privilégio de ler, e adorei!
Hoje voltei a ouvi-lo aqui (obrigada querida art.soul!) e depois por aqui. Fantástico! Parece que está aqui em casa a conversar comigo ;)!
Para saber mais sobre o José Luís Peixoto, o site é aqui.

Confesso que na Feira do Livro estaquei e fiquei a olhar para ele lá mesinha dos autógrafos. Fiquei com vontade de ir lá falar com ele, mas depois o que é que lhe ia dizer? ‘Tenho livros seus em casa, mas ainda não os li!’  Gosto daquilo que escreve, mas não conheço nem um quarto dos seus livros. Acho piada ao facto de ser um escritor completamente diferente daquilo que nós achamos que é um escritor. Gosto das tatuagens! ???Bem, como não sabia o que dizer, fiquei a observar a maneira como interagia com as pessoas, mas depois em casa fiquei a pensar que devia ter ido pelo menos cumprimentá-lo!

7 comentários:

  1. Este homem tem qualquer coisa de muito especial ;) nunca o vi ao vivo, mas devoro todas as entrevistas dele.
    E os livros, claro!

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada dele... tenho de procurar :)

    ResponderEliminar
  3. Conheci a escrita do JLP há sensivelmente 1 ano, e depois de ler "Nenhum Olhar" tive oportunidade de o encontrar e falar da complexidade do seu livro, e de como me fascina a sua escrita. Desde aí voltei a encontrá-lo em dezembro, onde já tinha lido mais 3 livros. "Uma casa na escuridão", como tive oportunidade de lhe dizer, foi simplesmente o melhor livro da minha vida. Enquanto pessoa é maravilhoso, dedica-nos mesmo atenção quando falamos com ele. Interessa-se por nós e por nos ouvir. Um exemplo dessa atenção é que me reconheceu quando o encontrei pela 2x, fiquei muito (e agradavelmente!) surpreendida :D
    Já só me faltam ler 2 livros dele, e aconselho-te vivamente a leres tudo o que ele escreve, desde prosa a poesia. Eu sou completamente apaixonada pela escrita deste homem, nunca conheci nada assim. E o ser português e tão próximo de nós ainda lhe confere mais magia...
    A propósito, se quiseres ouvir um poema dele: http://youtu.be/3iy6pMhlZ0Y
    A propósito da minha fixação pelo autor, até já gravo poemas dele... :)
    Enjoy*

    ResponderEliminar
  4. Scarlet: Eu só o vi ao vivo na Feira do Livro, mas pareceu-me muito simpático. Tenho andado realmente mais interessada na obra dele de há uns meses para cá e cada vez o acho mais interessante!
    Paula: Não há de ser difícil encontrares alguma coisa, porque ele já tem vários livros publicados e para além disso tem um blog e é bastante interativo no facebook.

    Sónia: Obrigada pela visita :) Sê bem-vinda!
    Eu ainda não tive essa epifania do melhor livro da minha vida, mas estou a gostar de conhecer a escrita dele. Como pessoa, realmente pareceu-me cativante, daquilo que percebi na Feira do Livro, pela maneira como interagia com as pessoas.
    Obrigada pela sugestão :)

    Beijinhos a todas*

    ResponderEliminar
  5. Olá! Vim através do desafio dos 12 meses e "encalhei" com este post! E pronto, ganhaste uma amiga. Sou fã do Peixoto há vários anos... conheci-o pessoalmente em 2005 e se é um escritor deveras extraordinário, como pessoa então é GRANDE! =) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda então :) Admito que entretanto ainda não terminei o livro dele que estava a ler, mas também me pareceu ser uma ótima pessoa, como escrevi num comentário acima:)

      Beijinhos*

      Eliminar
  6. Por acaso ando a ler "Abraço" há alguns meses (logo eu que devorava livros em dois dias). Caso te interesse ler, contei a(s) minha(s) experiência com O JLPeixoto aqui: http://almadmae.blogspot.pt/2011/12/abraco.html =)

    ResponderEliminar

E como as cerejas são para serem partilhadas, partilha também a tua opinião ou o teu desabafo:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...